Alerta

Betim tem baixa procura por doses de reforço da vacina contra a Covid

Cobertura vacinal da terceira dose para a população em geral está em apenas 51,8%

Publicado em 12 de outubro de 2022 | 19:55

 
 

Balanço da vacinação contra a Covid-19 realizado pela Prefeitura de Betim mostra que a procura pelas doses de reforço desses imunizantes está abaixo do esperado no município.

Segundo o levantamento, divulgado na segunda-feira (10), a cobertura vacinal da terceira dose para a população em geral está em 51,8%. Considerando somente os jovens de 12 a 17 anos, a imunização está ainda mais baixa, em 29,6%. Já a quarta dose, que está disponível para a população acima dos 40 anos, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas, tem cobertura vacinal de apenas 21,6%.

A procura pela vacina para crianças de 3 e 4 anos também está baixa. Das 1.401 que já receberam a primeira dose, apenas 462 voltaram aos postos para tomar a segunda. 

“Mesmo com toda a campanha de incentivo à vacinação, estamos percebendo uma baixa da procura pela vacina. Alertamos a população de que somente recebendo todas as doses estaremos protegidos contra a doença e evitaremos o retorno de novos casos”, afirma a secretária municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira.

Vacinação

A prefeitura, rotineiramente, divulga a vacinação contra a Covid-19 em seu site e redes sociais, além de contar com o apoio dos veículos de imprensa para informar a população.

As equipes da Saúde da Família também orientam os usuários sobre a imunização, que tem o Vacimóvel como posto-volante de auxílio percorrendo diferentes pontos da cidade.

Ao longo do mês de setembro, a prefeitura promoveu, por meio do Vacimóvel e de equipes das unidades de saúde, imunização em creches da cidade. 

As vacinas estão disponíveis em todas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Vacimóvel também oferece os imunizantes ao longo da semana em diferentes regiões, conforme cronograma divulgado no site da prefeitura. 

Para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a estratégia de rodízio para oferecer a primeira e a segunda dose nas 38 UBSs. O imunizante estará disponível a cada dia da semana em algumas unidades, conforme cronograma também divulgado no site do município.