Pela primeira vez, Betim será palco de um campeonato de ciclismo de estrada, marcado para o dia 25 deste mês. As inscrições vão até domingo (19) para o primeiro campeonato de ciclismo de estrada realizado em Betim.
O evento, que tem o apoio da Federação Mineira de Ciclismo e da Prefeitura de Betim, terá concentração dos atletas na praça do Encontro. O percurso será de 68 km, indo em direção à cidade de Mateus Leme. A previsão é que a duração seja de até uma hora e meia. O trajeto será feito em forma de pelotão.
Além da competição, o público presente poderá conferir outros atrativos na praça do Encontro, como exposição de bicicletas e uma Kombi de chope. A estimativa dos organizadores é que o evento receba até 800 pessoas.
Marcos Aurélio Souza, que está promovendo o evento esportivo, diz que a meta é inserir essa prática na cidade e facilitar o acesso dos atletas betinenses e da região às competições.
"Criar o evento na região metropolitana de Belo Horizonte é o desafio que nos foi proposto, e, como somos de Betim, decidimos realizar aqui essa prova, visto que não há torneios da modalidade na região. A prova é de nível nacional, mas com foco estadual e ranqueado. Então, atletas federados também podem vir competir para melhorar o ranking na Federação Mineira de Ciclismo”, explica.
Há três anos, a prática da atividade ajudou o empresário Wellington Messias (Leleu) a encontrar qualidade de vida e saúde. Ex-atleta de futebol profissional, Messias precisou se afastar dos campos à espera de um transplante de medula óssea, o que ocasionou um aumento de peso. Foi no ciclismo que ele encontrou o caminho da recuperação e chegou a ganhar uma prova, na categoria Master A2, Sub 40, realizada na Cidade Administrativa.
Messias já se inscreveu para participar do evento de Betim, para o qual está treinando há três meses, três horas por dia. Ele se diz preparado. Inclusive, já fez o percurso da prova. Para Leleu, além de ser um incentivo para quem curte o esporte ou atua profissionalmente com ele, “esse tipo de evento contribui para o fortalecimento do turismo e da economia do município”.
As inscrições devem ser feitas por meio da página da Federação Mineira de Ciclismo.