Realizado anualmente em 8 de dezembro em Betim, o Dia contra a Corrupção deste ano vai receber o juiz Leonardo Antônio Bolina Filgueiras, que apresentará o tema “O acordo de não persecução penal nos crimes contra a administração pública”, e o controlador geral de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz, que vai falar sobre “Conscientização da População e Servidores sobre a Anticorrupção”. A programação terá início às 9h e se estenderá até as 12h, no auditório Ady Rosa de Freitas, na sede da prefeitura.
O evento é gratuito, mas quem quiser participar precisa se cadastrar pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br/evento/o-dia-contra-a-corrupcao/1723455).
Para a secretária municipal de Auditoria e Controle Interno (Semaci), organizadora do evento, Kassandra Silva Sousa, “esse trabalho é necessário para que, a partir de um debate amplo com toda a sociedade para que se obtenham avanços no que diz respeito a comportamentos e ações com mais ética, integridade e transparência, o que culmina num efetivo combate à corrupção”.
Histórico
Dia de Combate à Corrupção foi instituído na cidade pela Lei Municipal n° 6.300, de 27 de dezembro de 2017, em apoio ao Dia Internacional contra a Corrupção, fixado em 9 de dezembro pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da Resolução n° 58/4, de outubro de 2003, que conta, hoje, com 140 países signatários, incluindo o Brasil. Por aqui, o Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União (CGU) são os responsáveis por acompanhar a implementação da convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo país, que têm como ponto central a prevenção e o combate à corrupção.