A Superintendência Municipal de Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de BH, promoveu, nesta terça-feira (29), um treinamento sobre ações corretas a serem tomadas no período chuvoso e métodos para identificar áreas de risco.
Técnicos da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMM) ministraram palestras voltadas para gerentes das regionais do município, que lidam diariamente com as demandas da população.
Com o objetivo de transmitir conhecimento técnico mínimo aos agentes e suas equipes, a Defesa Civil explicou sobre como identificar riscos reais em edificações, cenários com possíveis deslizamentos de encostas, a importância da observação do solo e orientações sobre como lidar com as famílias atingidas.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Orcemar Dias da Silva, atualmente, Betim tem 35 áreas oficiais de risco reconhecidas pelo Governo Federal. “Dessas 35 áreas, 23 já estão recebendo obras. Essas regiões foram mapeadas em 2012, recebendo, neste ano, R$ 30 milhões do Governo Federal para a realização das obras. Além dessas, conseguimos mapear outros 19 locais e agora estamos trabalhando para que eles também sejam reconhecidos como áreas oficiais de risco, com o objetivo de receber verbas federais para desenvolvermos obras que possam garantir segurança à população”, ressaltou.