Betim

Encontro Nacional de Capoeira começa nesta sexta-feira (3)

Evento é gratuito e aberto ao público; união de arte e luta faz parte da tradição brasileira

Publicado em 02 de junho de 2022 | 21:00

 
 

Em 2016, a capoeira deixou de ser reconhecida apenas como uma arte e entrou também para o rol dos esportes nacionais. Unindo luta, dança, música e tradições centenárias, a prática ganhará destaque no 11º Encontro Nacional de Capoeira Cais da Bahia, neste fim de semana. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Betim, acontece em parceria com o mestre Sílvio Renato dos Santos, de 51 anos, conhecido como Chocolate.

“A capoeira está enraizada na nossa história. Ela permeia diferentes culturas e envolve inúmeros elementos artísticos. Então, esse evento vem reforçar, dar luz, e coroar a importância dela para as nossas vidas”, destaca o mestre de Betim.

Nesta sexta (3), o gingado e os sons do berimbau e do atabaque vão animar o hall do Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco, no Centro. Os shows de musicalidade serão comandados pelos mestres Tony Vargas, do Rio de Janeiro, e Barrão, do Pernambuco. O encontro, que é gratuito, terá início às 19h e será aberto ao público.

Já no sábado (4), os renomados mestres irão ministrar um curso sobre a história da capoeira, das 8h às 10h, na praça Milton Campos. No mesmo dia, também haverá batizado, troca de cordas e formatura dos alunos do Centro Cultural e Social Cais da Bahia Capoeira. A cerimônia ocorrerá no teatro municipal, das 10h30 às 15h. A entrada será livre e gratuita.