Somente uma bolsa de sangue doado pode salvar até quatro vidas. Entre elas, a do pequeno Bernardo Duarte de Figueiredo Oliveira, de 4 anos, que está internado desde o dia 4 de fevereiro, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Regional de Betim, na região metropolitana, depois de ter contraído dengue e seu estado de saúde ter se agravado.
O menino precisa de doações do tipo sanguíneo O negativo - o mais difícil de ser encontrado na população-, que podem ser feitas na unidade do Hemominas em Betim, localizada na rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, bairro Jardim Brasília.
“Para se evitarem aglomerações e se manter o atendimento seguro, a doação de sangue deve ser agendada no site da Hemominas ou pelo aplicativo MGapp Cidadão”, reforça a Fundação Hemominas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3512-1050.
- Covid-19: aguardar dez dias após a extinção completa dos sintomas para doar. Casos graves poderão ter um prazo maior em virtude das complicações associadas à doença.
- Pessoas que testaram positivo, sem ter apresentado sintomas, devem aguardar dez dias após a coleta do exame.
- Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de EPIs durante atendimento a pacientes com Covid-19 podem doar.
- Após ter tido contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros dez dias da doença), a pessoa deve aguardar sete dias para doar (inclui contato sem utilização de máscaras pelo paciente, contato físico direto, residir em mesma casa/ambiente).
- Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, é preciso aguardar 14 dias para doar.
- Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, são necessários dez dias. Se houver testagem negativa no quinto dia, a pessoa poderá ser liberada para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.