O cantor e compositor violeiro Marcos Zam se apresenta gratuitamente neste sábado (24), às 10h, na praça do Ceabe, em frente ao Mercado Central de Betim. O show é promovido com recursos do edital de 2022 da Lei Noemi Gontijo de Incentivo à Cultura.
Segundo o músico, o show terá cerca de duas horas de duração, com músicas autorais, de domínio público e clássicos da música sertaneja de raiz. “Vamos tocar com seis músicos sendo três vozes, duas violas, violão, baixo, sanfona e percussão”, explica.
Músico autodidata paulista, mas que carrega a cidade de Betim no coração, Zam herdou forte influência musical da cultura da roça por causa do pai e do avô materno, com os quais aprendeu os primeiros acordes ao violão.
Com 16 anos de estrada, ele tem mais 600 canções catalogadas, sendo que a maioria delas aborda temáticas como belezas naturais, entre elas as do Cerrado e dos rios, o dia a dia do matuto e a lida dele com a terra; o folclore e a cultura popular; a fé, festas, mitos e amores do caboclo.
O músico também já participou de vários festivais do gênero em Minas Gerais e possui três CDs e um DVD gravados: “Paraopeba”, de 2008; “Encantos da Viola”, de 2016; “Pinturas da Natureza”, de 2019; e “Viola e Sertão”, de 2021.