Moradores do bairro Arquipélago Verde, na região Central de Betim, na região metropolitana de BH, sofrem com constantes desabastecimentos de energia elétrica há dias. Segundo denúncia feita à reportagem de O Tempo Betim, no primeiro evento da semana, entre a última terça (17) e quarta (18), foram 18 horas sem luz no bairro. “Um absurdo essa situação. Uma falta de respeito conosco. Ficaram dando prazos, que não foram cumpridos. E não é só desta vez. De tempos em tempos, sofremos com desabastecimento. Queremos entender o motivo”, reclama a bancária aposentada Maria Rachel Zaidan, de 60 anos, que faz uso de um aparelho que monitora o sono para quem tem apneia severa, distúrbio que afeta a respiração de uma pessoa ao longo da noite. “O aparelho é elétrico e não posso ficar sem ele”, diz Raquel.
Outra moradora, a tradutora Desirée Hoffmann sofreu infarto há cerca de um mês e está acamada. “Na minha situação, é muito perigoso ficar no escuro”, relata.
Além de moradias, o bairro conta com uma escola e uma casa de repouso para idosos.
Há vizinhos que chegaram a fazer quatro protocolos reclamando da falta de energia na terça (17). Durante a madrugada desta sexta (21), houve nova queda de energia. A mais recente é da tarde desta sexta. Os moradores contam que estão sem energia desde as 17h, já ligaram reclamando e não receberam retorno com previsão de reabastecimento. “Toda vez ficamos por mais de 12 horas sem luz. É sempre demorado o retorno deles informando a previsão e mais ainda a solução do problema. Muito difícil. Isso não pode continuar”, disse um morador que pediu para não ser identificado.
A Cemig informou que as três ocorrências desta semana, de quarta (19), de quinta (20) e desta sexta (21) tiveram como causa a chuva acompanhada de descargas. "Porém, foram defeitos diferentes. Na quarta, foi um isolador quebrado; ontem (20), uma conexão que se partiu, e a falta de energia de hoje (sexta), ainda em curso, é uma árvore de grande porte que caiu sobre a rede", disse a assessoria de imprensa da companhia.
De acordo com a empresa, ainda não há previsão de retorno da energia no bairro.