Moradores da regional Citrolândia, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão se queixando de desabastecimentos de água frequentes. Segundo eles, ao menos duas vezes por semana o serviço é interrompido sem aviso e só é normalizado de dois a três a dias depois.
A servente de limpeza Olívia Pereira do Rosário, de 33 anos, mora na rua Augusto dos Anjos, e está sem água desde as 12h dessa segunda-feira (10). “Tenho duas filhas, uma de 12 anos e outra de 16, que é especial. Tive que buscar dois baldes d’água na casa de uma vizinha agora há pouco para conseguir fazer o jantar”, relatou a moradora à reportagem de O Tempo Betim na noite desta terça-feira (11).
Olívia disse que há aproximadamente quatro meses a interrupção no abastecimento vem acontecendo com frequência na região. Já as faturas não atrasam nem descontam os períodos de desabastecimento, de acordo com a servente de limpeza.
Em nota, a Copasa informou que uma manutenção emergencial realizada na adutora de São Joaquim de Bicas nessa segunda-feira provocou o fechamento da rede das 11h às 18h, causando o desabastecimento. “A recuperação do sistema de abastecimento de água do bairro Citrolândia acontece de forma mais lenta em razão do alto consumo e do relevo muito variado”.
Ainda segundo a companhia, nesta quarta-feira (12), “uma equipe operacional vai ao local para monitorar as pressões de abastecimento e verificar a existência de eventual vazamento na malha de distribuição”.