História

Músico de Betim compõe canção em homenagem a Noemi Gontijo

Música fala sobre a trajetória da fundadora do Salão do Encontro

Publicado em 15 de julho de 2023 | 12:44

 
 
Juquinha, o compositor, planeja gravar clipe. Juquinha, o compositor, planeja gravar clipe. Foto: Carolina Miranda/ O Tempo

As notas musicais dedilhadas no violão, com melodia sertaneja que remete ao interior mineiro, traduzem uma homenagem carregada de emoção para dona Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro.

A professora, que hoje tem 99 anos e é uma das personalidades mais conhecidas de Betim, já recebeu prêmios e reconhecimentos de todo o mundo. Mas, desta vez, a homenagem vem com um sentimento pessoal de gratidão.

O autor é Carlos Augusto Rodrigues, o Juquinha. Morador do Guanabara, ele conta que dona Noemi estendeu as mãos para ele em um momento difícil da vida. “Eu estava com depressão, e ela me deu um emprego. Na época, ela me ajudou e me incentivou muito. E eu via que ela ajudava muita gente também. Por isso, compus essa música pra ela”, diz.

A canção foi feita em 2007. Na época , ele chegou a apresentá-la para a homenageada, que se emocionou, segundo Juquinha. “Depois, guardei a letra. Mas, agora, quero lançar oficialmente e gravar um clipe no Salão do Encontro”, diz. A ideia, segundo ele, é fazer o registro na casa onde dona Noemi morou e que se transformará em um memorial para contar a história da professora.

Paixão pela música

Juquinha tem 65 anos e é autodidata: aprendeu a tocar sozinho. Ele é autor de outras músicas, todas divulgadas no canal dele no Youtube (clique aqui).