O Campeonato Brasileiro de Atletismo, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), abre o calendário de atividades paralímpicas deste ano para os alunos do programa Viva o Esporte/Ramacrisna, da Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH. A competição tem início nesta quinta-feira (16) e se estende até o sábado (18), em São Paulo.
Sete paratletas vão representar o município no torneio: Arnaldo Alves e Lucas Vince, na corrida de 200 m; e Juliana Ribeiro, Rayssa Raiane, Brunielle Torres, Franciele Conceição e Iasmin Aparecida, nos 1.500 m.
Já na semana que vem, entre os dias 24 e 26, acontece a primeira fase do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, também na capital paulista. Disputada por atletas de todos os estados brasileiros, a prova, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contará com a participação dos betinenses Diego Pereira de Jesus, na corrida dos 100 metros, e Lorena Alves, nos 400 metros.
“O esporte adaptado é importantíssimo para o desenvolvimento terapêutico e social. Com isso, buscamos cada vez mais profissionais preparados para atuarem na equipe do Viva o Esporte/Ramacrisna, pois entendemos o quanto eles podem incentivar nossos alunos a superar todos os desafios e realizar o sonho de ser atleta, independentemente da deficiência”, afirma o secretário municipal de Esportes, Renato (Ti-Rei).
Desde 2018, cinco alunos do programa da prefeitura já foram contemplados com a bolsa-atleta. No ano passado, foi a vez do Jefferson Adelson, que está na iniciativa há cinco anos. O benefício veio após alcançar o terceiro lugar no ranking nacional na prova de 200 m, na categoria RR1.
“Esporte pra mim agora é saúde, mas sempre tive o sonho de ser um grande atleta. De 2021 pra cá, estou só conquistando meus objetivos, com dois ouros, uma prata e um bronze. Em 2022, tive uma felicidade muito grande ao conquistar a bolsa-atleta e espero cada vez mais conseguir bons resultados para chegar à seleção brasileira”, afirma Jefferson.