Considerado um dos maiores festivais de ciência do mundo, o Pint of Science leva a discussão sobre a pesquisa científica de uma forma diferente, por meio de uma linguagem acessível a toda a população. O evento reúne pesquisadores, cientistas e cidadãos comuns entre os dias 7 e 8 de novembro, em dois bares da cidade.
A cidade foi inscrita pelo coordenador do curso de Administração da PUC Minas Betim, professor Maurício de Oliveira, por meio de edital divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). “O evento traz a oportunidade de especialistas e população debaterem assuntos relacionados ao papel da ciência para a inovação e desenvolvimento econômico e social, em um ambiente descontraído e por meio de uma linguagem acessível a todos”, destaca o professor.
Em 2022, o festival é organizado, em Betim, pela professora Ester Jeunon, por meio da Incubadora Ideas e acontece simultaneamente nos bares Lapinga (rua do Rosário, 962, bairro Horto) e Rosário (rua do Rosário, número 650, bairro Angola). Serão discutidos dois temas por noite, em cada um deles. Para participar, não é necessário se inscrever, e a reserva de mesas fica a critério do estabelecimento. A programação completa está disponível no site (pintofscience.com.br/events/betim).