Esperada há anos pelos ciclistas, a reforma da pista de bicicross Aquileu Franco do Amaral, localizada na avenida Edmeia Mattos Lazarotti, no bairro Bueno Franco, em Betim, começou neste mês. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dois meses.
Segundo a Prefeitura de Betim, a pista ficou fechada durante a pandemia e não pôde ser reaberta em razão da necessidade das intervenções, que aguardaram a disponibilidade de empresa especializada para esse tipo de obra.
Entre as melhorias, estão a pavimentação de toda a pista e a correção de algumas curvas de salto, atendendo aos pedidos dos usuários e praticantes do esporte.
Além de receber os novos entusiastas do bicicross, o município possui mais de 150 atletas que serão beneficiados com a reforma da pista.
Outra novidade é a escola de BMX - como é também chamado o esporte -, que irá funcionar no local. Os alunos terão aulas gratuitas com um instrutor profissional do Programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim. A Secretaria Municipal de Esportes divulgará, em breve, as datas para matrícula, bem como horários e categorias a serem disponibilizados.
A gestão e o atendimento no local serão realizados por um servidor da pasta. A estrutura reformada vai ficar à disposição dos usuários, conforme agendamento, e poderá ser utilizada para a realização de circuitos e competições.
“Essa é uma demanda antiga dos praticantes do bicicross de Betim que agora está sendo atendida. Devido à pouca disponibilidade de empresas com essa expertise, o projeto demorou, mas agora está saindo do papel. Aqui já foram revelados grandes atletas do BMX e, com as melhorias, a pista voltará a ocupar esse lugar de destaque do esporte”, explica o secretário municipal de Esportes, Carlos Renato Dias (Ti-Rei).