A ação Betim Mais Limpa, promovida pela prefeitura da cidade, na região metropolitana de BH, foi retomada nesta terça-feira (14). A iniciativa consiste na retirada de materiais de publicidade irregular nas vias públicas, bem como na fiscalização dessa prática. Nos próximos dias, equipes da Superintendência de Defesa Civil e da Guarda Municipal vão percorrer as principais ruas e avenidas do município removendo faixas e cartazes afixados em postes, semáforos e árvores, além de placas e cavaletes colocados em ruas e calçadas sem a autorização da prefeitura, obstruindo a passagem.
Segundo o governo municipal, a ação terá início nas avenidas Edmeia Mattos Lazzarotti e Marco Túlio Isaac, entre os bairros Brasileia e Capelinha. Na quinta-feira (16), serão recolhidos materiais irregulares que estiverem nas avenidas Bandeirantes e Amazonas, até o bairro Açude. Ainda na região Central, as equipes de fiscalização vão passar pelas avenidas Governador Valadares, Juscelino Kubitschek (JK) e avenida das Américas.
A Defesa Civil salienta que, além de causar poluição visual, a publicidade irregular prejudica o trânsito e oferece diversos riscos a pedestres e motoristas, bem como ao meio ambiente, já que os materiais não são descartados corretamente, indo parar em bueiros, praças e áreas verdes. Já as faixas afixadas ilegalmente em semáforos e postes, além de desviarem a atenção de motoristas, podem cair na via e provocar acidentes.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 199, da Defesa Civil.