Na próxima quinta-feira (9), as atividades do projeto Agita Betim, na região metropolitana de BH, serão retomadas. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e busca promover saúde e bem-estar para a população adulta. Nesta primeira edição de 2023, realizada no Dia Mundial do Rim, as ações serão no Centro de Saúde do Hospital Evangélico (antigo Betim Shopping), das 8h às 12h.
A programação segue ao longo do mês, com ações itinerantes pelos bairros todas às quintas-feiras, no mesmohorário. No dia 16 será no Ingá Alto, e na semana seguinte, no dia 23, no Cras PT. Já no dia 30, as atividades serão exclusivamente para os profissionais da Copasa.
Nos eventos, as equipes do Agita disponibilizam estruturas para oferecer serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação física (IMC), aulas de alongamentos, relaxamento, orientações de saúde, ginástica localizada, e a ginástica chinesa Lian Gong.
“Precisamos conscientizar as pessoas da importância da prática da atividade física para combater o sedentarismo e a obesidade, que está aumentando cada vez mais em nossa sociedade. O Agita Betim facilita o acesso da população a ações de prevenção, por isso é um importante projeto de saúde itinerante”, ressalta o coordenador do Agita Betim, Estevão Oliveira.
Para participar, o interessado precisa ter 18 anos ou mais e apresentar um atestado médico que permita a prática de exercício físico.
Além das atividades móveis, há núcleos fixos também. São eles: quadra do bairro Petrópolis, às segundas-feiras; Salão do Encontro às terças; sede da Apromiv, às quartas; e Complexo Esportivo do Teresópolis às sextas.
Nesses locais, os atendimentos ocorrem das 7h30 às 10h30. Atualmente, nas quatro unidades, o Agita conta com aproximadamente 4.800 pessoas cadastradas que participam regularmente das atividades.
Em 2023 o Agita Betim completa 20 anos. Semanalmente, 300 pessoas participam das atividades do projeto.