Terminou em junho a edição de 2023 do projeto Revelando Sonhos, que ofereceu oficinas de música para estudantes da rede pública. A iniciativa é dos músicos Dudu Mendes e Sanráh. Em Betim, as atividades foram nas Escolas Municipais Josefina Macedo Gontijo, no Ingá; Maria da Penha dos Santos Almeida, no Cruzeiro do Sul; e Raul Saraiva Ribeiro, no bairro Brasileia.
As ações também ocorreram em Belo Horizonte, Brumadinho e Contagem, alcançando cerca de 3.500 alunos, dos quais aproximadamente 1.800 somente em Betim.
Por meio do projeto, as crianças participam de oficinas que envolvem gravação de áudio e voz, instrumentos reciclados e experimentação musical. Eles também conversam sobre cultura e formação de identidades.
Ao fim, eles sobem ao palco para tocar e cantar. O momento, para Mendes, é o ponto alto do projeto, já que, para muitos deles, é a hora que determina se a música irá acompanhá-los no decorrer da vida, tanto como entretenimento e lazer, quanto como profissão.
“A cultura como instrumento de valorização e elevação da autoestima da criança e do adolescente promove integração e a inserção deles como indivíduos na sociedade”, salientou Dudu Mendes.