O ex-aluno do curso de medicina do campus Betim da PUC Minas, na região metropolitana de BH, José Flávio Carneiro dos Santos foi readmitido na instituição de ensino depois de ter sido expulso após agredir a ex-namorada, Gabriela Machado, em setembro de 2021. Em nota, a PUC informou que, “por força de acordo formalizado entre os advogados das partes (universidade e aluno) perante o Poder Judiciário”, Santos retomou as atividades acadêmicas, “sendo-lhe imposta a condição, entre outras, de cursar as disciplinas restantes, exclusivamente, no campus da PUC Minas em Poços de Caldas”.
A defesa de Gabriela afirmou recebeu a notícia com “imensa surpresa, decepção e indignação”. Também por meio de nota, o escritório Sânzio Nogueira e Krakauer Advogados frisou que “a expulsão do agressor havia ocorrido depois de um longo processo disciplinar, uma grande mobilização de todo o corpo estudantil e após uma deliberação do próprio diretor da faculdade de medicina, em decisão cuja legitimidade foi confirmada por unanimidade pelo TJMG [Tribunal de Justiça de Minas Gerais]”.
O texto segue dizendo que a família da vítima, que também cursava medicina na época da ocorrência, “sequer havia sido comunicada pela PUC a respeito da decisão de reinclusão de José Flávio e jamais participou ou participaria de qualquer acordo nesse sentido”. “É inacreditável que, após tanta luta e esforço por parte de toda a comunidade acadêmica, a PUC venha a admitir tal tipo de situação e indivíduo”, finaliza a nota.
A reportagem tentou contato com a defesa de Santos, mas, até o fechamento desta matéria, não havia conseguido falar com nenhum representante.