A Estação Circular, que teve seu primeiro ponto de coleta instalado em Betim, na região metropolitana de BH, em outubro de 2021, lançou, na última semana, uma novidade voltada para pais, professores e estudantes. Agora, além dos resíduos plásticos, os pontos de coletas recebem livros e cadernos escolares usados.
A cada quilo de materiais entregues para a reciclagem, é possível ganhar 25 pontos para trocar por objetos como vasos de plantas, baldes, sacolas, comedouros de animais, banquetas, protetor de tomadas e outros itens.
A iniciativa funciona da seguinte forma: as pessoas se cadastram no site do projeto. Depois, elas levam até a loja da Estação Circular materiais plásticos pós-consumo, como tampinhas, pets, frascos, potes, galões, embalagens flexíveis e outros. É importante que tudo esteja devidamente higienizado, para não comprometer a qualidade da reciclagem.
Na loja, esse material é pesado, e o montante é convertido em uma pontuação. Esses pontos vão sendo acumulados e, depois, são trocados por produtos duráveis e 100% recicláveis.
Segundo o empreendedor Davi Iankous, que é fundador da Plaspop e idealizador do projeto, em parceria com a indústria, o projeto gera escala de produção e garante a circularidade dos seus produtos, que ao atingirem o final de seu ciclo de vida poderão ser devolvidos, reciclados e transformados em produtos novamente. "Esta iniciativa promove uma cultura de sustentabilidade, permitindo aos consumidores acumular pontos ao entregar seus recicláveis em pontos de coleta do projeto. Tratando os recicláveis como materiais valiosos, a Estação Circular adota uma abordagem única que incentiva os consumidores a participar ativamente do processo de reciclagem", afirmou.
Quem tiver interesse em conhecer e participar da iniciativa pode fazer uma visita à Estação, que agora está em dois endereços:
Supermercado Superluna, na avenida Marco Túlio Issac, no bairro Jardim da Cidade, Betim.
Supermercados BH Santa Teresinha, na avenida Santa Teresinha, 389, Belo Horizonte.