Será realizado neste sábado (30), às 20h, no adro da igrejinha do Rosário, o Hasteamento da Bandeira de Aviso da Mão Poderosa, ritual que marca o início das festividades da manifestação cultural mais antiga de Betim: o Reinado de Nossa Senhora do Rosário – a festa é registrada como patrimônio imaterial de Betim e faz parte do calendário de eventos da cidade.
A cerimônia de levantamento da bandeira de aviso inclui diversas voltas em torno da capela, a entrada coordenada das guardas, cada uma delas se dirigindo a seu santo de devoção, e o hasteamento da bandeira, anunciando que, em 30 dias, haverá a grande festa em contemplação a Nossa Senhora do Rosário.
“É através da bandeira de aviso que Nossa Senhora do Rosário invoca todas as bênçãos da mão poderosa de Deus sobre os devotos das guardas e sobre a festa do Rosário, que será realizada no fim de agosto”, explica a vice-capitã da Irmandade do Rosário de Betim, dona Maria Lady Laranjeira Melo.
A igrejinha do Rosário passou por uma grande reforma. Segundo a prefeitura, as obras incluíram restauração do sistema elétrico e hidráulico, pintura das paredes, portas e janelas, manutenção do telhado, além de pequenos reparos.
“Proteger os nossos patrimônios e bens é preservar e perpetuar a nossa história, que é tão rica e cheia de detalhes. O Reinado de Nossa Senhora do Rosário é uma belíssima manifestação cultural que reúne música, cores, história e religiosidade. Essa festa não teria o mesmo sentido se fosse celebrada em outro local diferente da Capela do Rosário. E esse também é um dos grandes motivos pelos quais estamos sempre atentos à manutenção da Igrejinha”, destaca o secretário de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.