Direitos iguais

Semana da Diversidade começa na quarta (27) e terá volta da Parada LGBTQIA+

Na quarta (27), serão premiadas entidades e pessoas que contribuem com a luta da comunidade; na quinta (28), haverá blitz de prevenção a ITSs e HIV e distribuição de preservativos

Publicado em 25 de julho de 2022 | 11:19

 
 

Depois de dois anos sem acontecer por causa da pandemia da Covid, a Parada LGBTQIA+ voltará a ser realizada em Betim, no dia 31 de julho. O evento, que completa neste ano 18 edições, será a última atividade da oitava Semana da Diversidade, que terá ainda blitz de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV e premiação para personalidades, comerciantes, empresas ou órgãos públicos do município que contribuíram de alguma forma com as causas da comunidade. 

“Voltaremos a poder ocupar as ruas da nossa cidade do bem, depois de dois anos de pandemia. Ocupar o centro da cidade e manifestar por uma cultura de direitos humanos são a garantia dos nossos lugares de direito. É poder manifestar por uma cultura de direitos humanos”, afirma a coordenadora geral da parada, a presidente da Associação Comunidade LGBTI+ Betim, vice-presidente do Conselho Municipal LGBTI e coordenadora da Rede Gay do Brasil em Minas, Leônidas Ferraz.

A primeira atividade da Semana da Diversidade ocorre na quarta (27), às 17h, na sede da OAB Betim, onde haverá a entrega do Prêmio Direitos LGBTQIA+ 2022. 

Na quinta (28), será a vez da blitz de prevenção, que acontecerá às 9h, na Praça do Encontro. A proposta da ação é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, informar sobre as políticas de prevenção e os tratamento para ISTs, que estão disponíveis para todos no SUS Betim. Na ocasião, ainda serão distribuídos preservativos.

Já a Parada do Orgulho LGBTQIA+, no domingo (31), começará às 12h. Segundo organizadores, são esperadas neste ano 100 mil pessoas no dia.

Durante a concentração, que acontecerá na esquina das avenidas Juscelino Kubitschek e Amazonas, na região Central, se apresentarão os DJs Jeff, Carlos Vitor, Carneiros e Marcelo Lupe, as cantoras Vanessa Hilston e Skato, as drag-queens Aysha Ferraz, Lanny Jackson, Stefany Leafar, Penelope Fontana, Nickary Aycker, Loo Pez e Lara Madonna, além do dançarino Junio Dance, da banda RBD (cover) e da Companhia de Dança Otávio Calazans. 
Mais tarde, às 16h, começam o ato político e o desfile pela avenida Amazonas até a lateral da Prefeitura de Betim, onde, às 20h, haverá shows de encerramento com Leondethe Ferraz, Wandera Jones e banda Fator Zero.

Neste ano, o tema da parada é “Por uma cultura de direitos humanos. Pelo seu, pelo nosso direito”. “A parada é motivo de muita comemoração. É quando celebramos as nossas conquistas dos últimos tempos e as políticas públicas para a população LGBTQIA+”, diz o morador de Betim Fabrício Marques.