A edição de setembro da série Concertos Noturnos vai celebrar a independência do Brasil, que completou 200 anos no último dia 7. Nesta quinta-feira (29), o Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai ser palco de mais uma apresentação da orquestra sinfônica da cidade, a partir das 19h30. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.
A “Abertura para a Independência do Brasil”, composta por D. Pedro I por volta de 1822, vai dar início ao espetáculo. Uma curiosidade pouco conhecida é que o imperador tinha formação musical e tocava clarineta, fagote e violoncelo, além de ser o autor do Hino da Independência.
Em seguida, a orquestra vai apresentar o “Concerto para viola e orquestra”, de Stamitz, seguida da “Sinfonia nº 5”, de Beethoven, também conhecida como Sinfonia do Destino.
No encerramento, o público vai assistir a uma participação da Orquestra de Cordas Infantojuvenil da Sabra, que vai apresentar pequenas peças de Dvorak.
Com patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH, a série musical tem o apoio da Prefeitura de Betim, por meio das secretarias municipais de Arte e Cultura e da Educação.