SOLIDARIEDADE

Betim recebe Jornada Latino-Americana de Doação de Sangue nesta quinta-feira (12)

Iniciativa visa atrais doadores de sangue e de medula óssea

Por O TEMPO

Publicado em 11 de dezembro de 2024 | 11:18

 
 
Evento estimula o ato de doar Evento estimula o ato de doar Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Nesta quinta-feira (12) Betim recebe a quarta edição da Jornada Latino-Americana de Doação de Sangue, realizada pelo projeto Vida por Vidas, em parceria com a Fundação Hemominas e com apoio da prefeitura. A ação será às 8h, no hall do Centro Administrativo.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e incentivar a doação de sangue e de medula óssea.

A jornada é promovido simultaneamente em diversos países pelo Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional (GCIAMT), que busca conscientizar sobre a importância da doação voluntária de sangue e atrair novos doadores. De acordo com dados do GCIAMT, em 2023, 16 países participaram da jornada, reunindo 271 serviços de coleta de sangue, com mais de 20.864 doadores voluntários. 

Programação

Durante o evento, uma equipe da Fundação Hemominas estará presente no hall da prefeitura para fornecer informações sobre a doação de sangue e o processo para o cadastramento como doador de medula óssea. 

Os participantes também poderão receber orientações sobre saúde, qualidade de vida e prevenção ao câncer, e terão a oportunidade de aferir pressão arterial e glicemia, realizar avaliação bucal, participar de sessões de auriculoterapia, dentre outros serviços. 

As pessoas interessadas em doar sangue no dia do evento contarão com um transporte gratuito até a Hemominas Betim, com saídas em três horários: 8h30, 9h30 e 10h30. É necessário agendar previamente a coleta pelo site www.hemominas.mg.gov.br.

“Convidamos todos os servidores e a população a se unirem nessa jornada de empatia e solidariedade pela vida do próximo. Não percam a oportunidade de se tornarem doadores de sangue ou de medula óssea. É um gesto simples que tem o poder de salvar inúmeras vidas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.

Veja os critérios para doação de sangue:
Idade: entre 16 e 69 anos;
Peso mínimo: 50 kg;
Documento oficial com foto obrigatório;
Jovens menores de 18 anos devem apresentar autorização formal dos responsáveis;
Estar em bom estado de saúde.

Critérios para cadastro como doador de medula óssea:
Idade: entre 18 e 35 anos;
Estar em bom estado de saúde;
Não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.