Nesta quinta-feira (12) Betim recebe a quarta edição da Jornada Latino-Americana de Doação de Sangue, realizada pelo projeto Vida por Vidas, em parceria com a Fundação Hemominas e com apoio da prefeitura. A ação será às 8h, no hall do Centro Administrativo.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e incentivar a doação de sangue e de medula óssea.
A jornada é promovido simultaneamente em diversos países pelo Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional (GCIAMT), que busca conscientizar sobre a importância da doação voluntária de sangue e atrair novos doadores. De acordo com dados do GCIAMT, em 2023, 16 países participaram da jornada, reunindo 271 serviços de coleta de sangue, com mais de 20.864 doadores voluntários.
Durante o evento, uma equipe da Fundação Hemominas estará presente no hall da prefeitura para fornecer informações sobre a doação de sangue e o processo para o cadastramento como doador de medula óssea.
Os participantes também poderão receber orientações sobre saúde, qualidade de vida e prevenção ao câncer, e terão a oportunidade de aferir pressão arterial e glicemia, realizar avaliação bucal, participar de sessões de auriculoterapia, dentre outros serviços.
As pessoas interessadas em doar sangue no dia do evento contarão com um transporte gratuito até a Hemominas Betim, com saídas em três horários: 8h30, 9h30 e 10h30. É necessário agendar previamente a coleta pelo site www.hemominas.mg.gov.br.
“Convidamos todos os servidores e a população a se unirem nessa jornada de empatia e solidariedade pela vida do próximo. Não percam a oportunidade de se tornarem doadores de sangue ou de medula óssea. É um gesto simples que tem o poder de salvar inúmeras vidas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.
Veja os critérios para doação de sangue:
Idade: entre 16 e 69 anos;
Peso mínimo: 50 kg;
Documento oficial com foto obrigatório;
Jovens menores de 18 anos devem apresentar autorização formal dos responsáveis;
Estar em bom estado de saúde.
Critérios para cadastro como doador de medula óssea:
Idade: entre 18 e 35 anos;
Estar em bom estado de saúde;
Não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.