TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
TALENTO

Betinense Samuka, de 10 anos, percorre os 18 km da Volta Internacional da Pampulha

Competição foi disputada no último domingo (8); cerca de 19 mil pessoas se inscreveram

Por Cledemar Duarte

Publicado em 10 de dezembro de 2024 | 11:16

 
 
Neste ano, ele também disputou a 2ª Corrida Betim Runners Neste ano, ele também disputou a 2ª Corrida Betim Runners Foto: Arquivo pessoal

Um dia para ficar eternizado na vida do pequeno Samuka Moreno, de 10 anos, um atleta betinense que fez história e finalizou os 18 quilômetros da Volta Internacional da Pampulha, no último domingo (8). A distância é um desafio até mesmo para adultos que treinam há muito tempo. Nesta edição, cerca de 19 mil pessoas se inscreveram na principal corrida do Estado. 

Apesar da pouca idade, Samuka já disputou outras corridas importantes, entre elas a prova de 5 km da Maratona do Rio, considerada uma das mais tradicionais do país. Neste ano, ele foi o primeiro colocado na 2ª Corrida Betim Runners, na categoria masculina para atletas entre 10 e 14 anos.

“Comecei desde muito pequeno, mas todos achavam que era coisa de criança, que toda criança gosta de correr. Quando fiz 6 anos, pedi à minha mãe para me colocar em uma aula de corrida. Iniciei com treinos de 50 metros e treinava dentro de uma quadra de vôlei. Os dias foram passando, os treinos tiveram que ser mudados. Foi para 100 metros, 200, 400 e, finalmente, meu primeiro quilômetro”, disse o jovem Samuka Moreno.

Para a mãe do atleta, Daniella Moreno, acompanhar a evolução do filho no universo das corridas é motivo de muito orgulho. “Ver o Samuka disputar provas com adultos e a maioria das vezes sozinho, dá um medo sim, mas sigo fazendo tudo para ter o máximo de segurança possível e deixo ele realizar seu sonho. Fiquei muito orgulhosa em ter visto ele participar da Volta da Pampulha. Ele treinou muito para este dia”, celebrou a mãe do corredor

O jovem atleta já pensa nos próximos desafios no esporte. “Meu sonho é me tornar um atleta de alta performance. Quero ter experiências também fora do país com a corrida”, disse.

“Agradeço muito pelo apoio de todos, sem eles não teria chegado até aqui”, completou.

A família do corredor betinense está em busca de patrocínio para que o atleta dispute outros campeonatos no Brasil. Quem tiver interesse em conhecer mais e apoiar deve entrar em contato pelo Instagram do Samuka (@samukamoreno.oficial).