TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
COMPETIÇÃO

Primeira etapa do Campeonato de Xadrez de Betim define os classificados para a final no segundo semestre

Torneio terá mais seis etapas classificatórias e premiação total de R$2.000

Por Marcio Antunes

Publicado em 11 de janeiro de 2025 | 20:34

 
 
Competição reuniu dezenas de jogadores, pais, mães e admiradores do esporte no segundo piso do Partage Shopping Betim Competição reuniu dezenas de jogadores, pais, mães e admiradores do esporte no segundo piso do Partage Shopping Betim Foto: Carolina Miranda

Neste sábado (11), teve início o Campeonato de Xadrez de Betim, realizado pelo Clube de Xadrez, com a primeira das sete etapas que ocorrerão até o segundo semestre de 2025. A competição, que conta com uma premiação total de R$ 2.000, reuniu dezenas de jogadores, pais, mães e admiradores do esporte no segundo piso do Partage Shopping Betim.

Para Domício Júnior, presidente do Clube de Xadrez de Betim, "é importante essas primeiras etapas para a classificação e o foco necessário, especialmente para os jogadores iniciantes, é estar atentos às regras específicas do torneio e da Federação Internacional de Xadrez", explicou.

Uma das novidades deste ano é a inclusão de sete etapas classificatórias, ao invés das seis dos anos anteriores, além da exclusão de convidados, sendo classificados apenas os primeiros lugares de cada etapa.

O torneio também tem caráter inclusivo, permitindo até três faltas por jogador, e conta com uma categoria especial para jogadores com deficiência. Ana Rosa Silva, massoterapeuta cega, que assumirá a presidência do clube em 2025, relatou sua experiência enriquecedora no xadrez, destacando a adaptação do esporte para pessoas com deficiência visual. 

"O xadrez para cegos é diferenciado. Nas peças pretas há um pininho para que o jogador cego possa identificá-las. Joguei com autistas, pessoas videntes e adorei. Eu aprendi muito com eles”

Na competição, Lucas Gonçalves foi vencedor na categoria Infantil, enquanto Matewus Villander conquistou o título na categoria Especial.

Já na categoria Absoluto, Érico Pedroso, médico, saiu vitorioso. Ele enfatizou os benefícios do xadrez para o desenvolvimento, tanto no jogo quanto na vida cotidiana. Ele e Gustavo Bruno de Souza, segundo lugar na mesma categoria, e Cássio Macedo Maia e Ernando Vieira, campeão e vice de 2024, estão classificados para a grande final em setembro. 

"O xadrez é um esporte, antes de tudo, traz benefícios para você tentar melhorar sua paciência e não fazer as coisas por impulso. Parar, respirar e pensar um pouco antes de um lance e isso ajuda no dia a dia da vida, né?”, comentou Pedroso.